Logistica empresarial
Conceitos centrais de cadeia de suprimentos e relevância da Logística.
Um conceito relevante para uma cadeia de suprimentos, engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Dentro de cada organização ou de uma fábrica, a cadeia de suprimento inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, logística, operações, distribuição, finanças e o serviço de atendimento ao cliente e outras operações para o melhor desempenho do negócio.
A cadeia de suprimentos é parte de uma ou de várias cadeias produtivas envolvendo as estratégias e atividades de planejamento, movimentação e armazenagem de materiais desde a matéria-prima até o produto final; enquanto a cadeia produtiva refere-se à estrutura geral do segmento de mercado.
Por sua natureza multifuncional, a cadeia de suprimentos abrange três grandes conjuntos de atividades empresariais, indicadas na figura a seguir.
Processo
De Negócio
Tecnologias,
Iniciativas,
Práticas e
Sistemas
Organização e
Pessoas
A estrutura da cadeia de suprimentos consiste de organizações com processos de negócios interligados, ou seja, processos que produzem valor para o cliente. Os componentes gerenciais da cadeia são administrados de modo integrado entre as organizações que participam da estrutura da cadeia.
Os processos de negócios-chave relevantes para a gestão da cadeia de suprimentos que devem ser tratados em conjunto pelos membros da cadeia são: * Gestão do relacionamento com clientes; * Gestão do serviço ao cliente; * Gestão da demanda; * Gestão do processamento de pedidos; * Gestão do fluxo de produção e de operações; * Gestão dos fornecedores; * Projeto e desenvolvimento de produtos e processos.
Questão primordial é a