Logistica empresarial
• Planejamento de necessidades
Segundo Bowersox
As técnicas de planejamento de necessidades mais conhecidas são o planejamento de necessidade de produção (materiais/manufaturing requirement planning – MRP) e o planejamento de necessidade de distribuição (distribution requirements/resource planning – DRP).
As aplicações de MRP são normalmente utilizadas na movimentação de materiais de suprimento. As aplicações de DRP são usadas no planejamento da colocação do estoque de produtos acabados no canal de distribuição. Aplicações mais avançadas de DRP procuram vincular o processo de planejamento do destino de produtos acabados no canal de necessidades da rede de depositos, ao programa-mestre da produção às necessidades de estoque nos pontos de venda. Quando a técnica de DRP é aplicada no planejamento de ressuprimento para todos os elos do canal, sua aplicação é muito semelhante a uma técnica orinentada pela demanda. No entando o ambiente operacional da distribuição é diferente. A relação entre a produção e os clientes não tem a estabilidade de uma programação da produção. Os varejistas e atacadistas fazem pedidos de mercadorias com base nas compras dos clientes.
Ainda segundo Bowersox e Closs.
O planejamento e o controle da logística exigem a melhor estimativa possível das quantidades de SKU (Stock keep unit) demandadas por local. Não obstante o fato de a tarefa de prever não ser totalmente uma ciência exata, uma quantidade crescente de empresas adota processos integrados de previsão, que incluem a coleta de dados de múltiplas fontes, técnicas matemáticas e estatísticas sofisticadas, pessoal treinado e motivado.
Figura 1 Processo de previsão eficaz
• Recebimento
Segundo Bowersox e Closs
Mercadorias e materiais chegam normalmente ao depósito em quantidades maiores do que as expedidas. A primeira atividade de movimentação de mateiais é a descarga de veiculos, na maioria dos depósitos, a descarga é manual, entretanto, têm