Logistica de Terminais e Armazens
Flávia de Souza Carvalho
Hildeberto Cosme Alves Casaes
Patrícia Carla da Silva Neves
LOGÍSTICA
Logística de Terminais e Armazéns
Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Logística de Terminais e Armazéns, Curso de Tecnólogo em Logística do Centro Universitário Unijorge sob a orientação do professor Sidney Leal.
SALVADOR
2014
SUMARIO
Desenvolvimento do trabalho..........................................................2
Referências....................................................................................3
1
Atualmente, após várias mudanças na logística no Brasil, buscando-se maior eficiência e qualidade. As empresas passaram considerar a logística como a grande oportunidade de melhoria na prestação de serviços aos clientes e como fator importante para a redução de custos, ou seja, a logística tornou-se um elemento chave para as estratégias competitivas das empresas. Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar.
Na escolha de um Centro de Distribuição deve-se ter em conta a quantidade de intermediários existentes e/ou necessários, a diversificação dos canais de distribuição, a dimensão da área a serem atendidos, os requisitos mínimos para efetuar um serviço com qualidade e eficiência e a estrutura operacional mínima necessária, levando-se em conta elementos como: sincronizar a chegada dos veículos de recebimento/expedição; tempo de espera; tempo para carregar e descarregar; aumento de SKUs; custos com recebimentos de matéria-prima e/ou insumos; custo com escoamento de produtos e/ou produção; despesas com transportes, onde o modal mais adequado será de grande importância; mão de obra e requisitos de divisão e movimentação.
No