logistica de petroleo
O petróleo como sabemos é uma fonte de energia não-renovável que foi descoberta a milhões de anos, a partir de então o homem passou a utilizá-lo para pavimentação de estradas, embalsamarem os mortos, entre tantas outras utilidades. Atualmente com o seu refino obtemos gasolina, diesel, etc.
Petróleo no mundo, Cerca de dois terços do petróleo produzido e comercializado no mundo chega aos países importadores pelo mar. São mais de 2,4 bilhões de toneladas de óleo atravessando os oceanos em cerca de 3 500 petroleiros. Sem a fonte de energia que eles carregam, o mundo sofreria um apagão global.
Resumo
Atualmente, o Brasil possui 113 plataformas de petróleo, sendo 79 fixas e 34 flutuantes, com capacidade de produção de 2,1 milhões de barris diários de petróleo. Diante desta produção torna-se necessária uma estratégia eficiente para a distribuição deste petróleo para as refinarias, onde será processado e refinado. O petróleo proveniente das plataformas é transportado para as refinarias, através de navios ou dutos, sendo que grande parte do custo operacional de produção é devido ao seu transporte.
Exportação de petróleo
Esse trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre a redução dos custos logísticos de transporte. Uma análise do ambiente logístico do cenário brasileiro, enfatizando a distribuição física e o impacto de seus custos em uma empresa de exportação.
Essa “Distribuição Física” é a Logística Externa, o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. Costuma ser a atividade mais importante, em termos de custo, para a maioria das empresas, já que absorve cerca de dois terços dos custos logísticos. Logística Externa é também definir os canais de distribuição que, ao fazer parte da cadeia, agregam mais valor a ela e ao produto.
O objetivo geral da distribuição física é o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o