logistica da copa do mundo
A Copa do Mundo, assim como todos os grandes eventos esportivos para serem bem sucedidos necessitam de uma longa e precisa preparação. Por isso, exige um projeto logístico de grande escala, sendo necessário, fazer uma avaliação das necessidades inerentes ao evento e assim obter soluções, essas necessidades envolve atividades de integração, segurança, limpeza, comunicação, entre outros.
Os objetivos principais da logística no planejamento de um campeonato mundial são:
- Criar um ambiente seguro para os atletas, espectadores e trabalhadores deste evento.
- Criar uma experiência positiva e agradável para todos.
Apesar de estas idéias parecerem básicas, não são necessariamente fáceis de cumprir. O fato de estarem dependentes de vários fatores, tais como voluntários (sem conhecimentos e competências) que oferecem os seus serviços, das várias empresas que criam uma dificuldade de gestão devido à agenda de cada uma e das limitações físicas dos estádios onde e realizam os jogos.
Outros fatos e talvez o mais importante de todos seja o tempo. À medida que a data do evento se aproxima, mais prioritárias se tornam as necessidades, criando stress e desgaste físico para todos os responsáveis e trabalhadores que correm intensivamente contra o tempo.
Para uma boa solução contra estes fatores são criados planos estratégicos organizacionais pela parte da logística, que definem prioridades e necessidades organizando e distribuindo tarefas pelos funcionários de modo a conseguir criar um equilíbrio entre os mesmos, para que possa estar tudo devidamente preparado para o início do evento.
Para que se obtenha os melhores resultados, as necessidades são divididas por categorias e são criados departamentos, cada um responsável por diversas necessidades.
Dessa forma, a Logística Esportiva, tem como principal objetivo fazer toda a preparação do evento e garantir uma eficaz gestão de recursos, equipamentos e informações entre os vários departamentos