Logistica - avaliação desempenho
Atualmente com a globalização, avanço industrial e o avanço e barateamento dos meios de transporte, o comércio internacional tem se intensificado e tornado essencial para o bom funcionamento de todos os países, pois também estão em jogo interesses e acordos políticos e econômicos.
O Brasil teve grande crescimento no comércio internacional pelos vários acordos firmados pelo país, mas o mais importante foi a partir da década de 90, quando entrou para o Mercosul que possibilita, entre outros aspectos, livre circulação bens, serviços, trabalhadores e capital, por meio da redução da barreiras tarifárias e não-tarifárias ou por medidas de efeito equivalente entre os países que compõe essa união.
O Brasil está entre os 20 maiores exportadores do mundo, exportando grande variedade de produtos e principalmente as commodities que impulsionam a economia brasileira.
O papel do profissional de Logística é muito importante nesse cenário, pois é através da boa gestão logística, desde a produção até a exportação do produto ou serviço, que depende o sucesso das operações internacionais. O processo logístico é essencial para todos os tipos de comercialização e especialmente no internacional. Por isso vemos cada vez mais o reconhecimento do profissional e da Logística em si e da preocupação em se criar um processo eficaz, com novos modelos de gestão e de acompanhamento de desempenho. O comércio exterior não existiria sem a logística e sem bons profissionais no ramo.