Logistica, abastecimento distribuição e terceirização
As constantes inovações tecnológicas, combinadas com a política de lançamentos frequentes de novos produtos, tem como uma de suas consequências a diminuição do ciclo de vida dos produtos. Ciclos de vida mais curtos aumentam o risco de obsolescência do estoque, criando para a logística a necessidade de diminuir os tempos dos ciclos de produção e distribuição, assim como os níveis de estoque.
Para a logística, cujo papel é disponibilizar o produto certo, na hora certa, no local correto, na condição e preço adequados, a proliferação representa mais complexidade e maiores custos.
Situação mais vantajosa
A Contratação de um operador logístico faz com que a Empresa tenha uma prestação de serviço especializada, uma maior assertividade em suas tomadas de decisões e mais tempo para investir em seu core busines.
É possível se concentrar em sua principal atividade, deixando a operação logística com quem possui todo o know how sobre a operação, é possível melhorar o lead time de entrega aos clientes, manter um estoque just in time com a operação, e com isso reduzir custos e aumentar os lucros. Benefícios com operadores estrangeiros
Ao utilizar os serviços de um operador logístico estrangeiro é possível aproveitar de seu conhecimento com outros mercados (legislação, politicas e particularidades de cada região de su conhecimento), obtendo assim uma maior facilidade em entrar no mercado internacional.
Vantagens e desvantagens com as parcerias
Principais vantagens:
• Redução de custo com pessoal, maquinas e equipamentos e em casos de sazonalidade, pode alterar a proporção do serviço de acordo com a demanda sem a necessidade de novos investimentos, apenas proporcional ao serviço prestado.
• Otimização no processo produtivo com a utilização do estoque just in time.
• Utilizar das melhores tecnologias sem a necessidade de investir em ativo.
• Maior controle da operação.
Principais desvantagens:
• Necessidade de um contrato bem