Logica
Sabe-se que a invasão foi de fato cometida por um ou por mais de um deles, já que podem ter agido individualmente ou não. Sabe-se, ainda, que:
I. Se Luiz é inocente, então Thais é culpada.
II. Ou Felipe é culpado ou Thais é culpada, mas não os dois.
III. Felipe não é inocente.
Com base nessas considerações, conclui-se que
a) somente Luiz é inocente.
b) somente Thais é culpada.
c) somente Felipe é culpado.
d) Thais e Felipe são culpados.
e) Luiz e Felipe são culpados.
Resposta correta: (e).
Justificativa.
Por III, sabemos que Felipe é culpado, pois Felipe não é inocente.
Por II, sabemos que Thais é inocente, visto que Felipe é culpado e foi dito que ambos não são culpados simultaneamente. Por I, como sabemos que Thaís é inocente, então Luiz não é inocente, ou seja, Luiz é culpado.
EXERCÍCIO RESOLVIDO. Gottlob Frege (1848-1925) pensava que toda linguagem humana significativa podia ser reduzida a fórmulas lógicas, ou seja, expressões simbólicas abstratas que se pareciam um pouco com a álgebra. Em suas tentativas de sistematizar a linguagem humana, abriu o caminho para a nova ciência moderna, a linguística. Sua filosofia da linguagem influenciou muito Bertrand Russell (1872-1970) e seu pupilo, Ludwig
Wittgenstein (1889-1951).
Ludwig Wittgenstein foi um filósofo austríaco que contribuiu com diversas inovações nos campos da lógica, filosofia da linguagem, epistemologia, dentre outros. Estudou Engenharia Mecânica em Berlim e concluiu seu doutoramento em Engenharia. Wittgenstein se envolveu em problemas e questões da filosofia da linguagem que
Frege e Russel estavam desenvolvendo, sendo muito influenciado por Russell. Preocupavam-se muito com a enigmática questão: ―O que faz a linguagem ter significado?‖. Os filósofos da linguagem geralmente gastam muito do seu tempo imaginando por que, por exemplo, as palavras ―frango‖ e ―fritas‖ têm o significado que tem.
O