Logica programacao
Técnico Informática - Colégio Modelo
Trabalho sobre Lógica de Programação
Algoritmos
Definimos Algoritmo como a seqüência de passos que visam atingir um objetivo bem definido.
Os algoritmos são utilizados no dia-a-dia para a solução dos mais diversos problemas.
Alguns exemplos genéricos de algoritmos usados no nosso cotidiano são: uma receita de bolo, a solução de uma equação do 2º grau, uma pesquisa na lista telefônica, etc.
Elas podem ser vistas como uma serie finita e bem definida de passos ou regras que, quando realizadas, atingem um objetivo previamente definido.
Assim, outra definição para algoritmos poderia ser:
Algoritmo é a descrição de um conjunto de ações que, obedecidas, resultam numa sucessão finita de passos, atingindo um objetivo esperado.
Dessa forma, o que importa no algoritmo é o efeito das ações para a obtenção do resultado esperado.
São propriedades de algoritmos:
• ações simples e bem definidas (não ambíguas);
• seqüência ordenada de ações;
• seqüência finita de passos.
As etapas de entendimento do problema, criação de seqüência de ações e verificação da adequação da solução são tarefas desempenhadas por pessoas. Já a execução das operações pode ser desempenhada por computadores.
Os computadores tem a capacidade de executar processos complicados e com grande quantidade de informações com rapidez e confiabilidade.
Programação
Programação é a seqüência de planejamento, projeto, escrita e testes de instruções desempenhadas pelo computador. É uma arte e uma ciência. Arte porque existem muitas maneiras de se realizar o trabalho de programação. Existe espaço para uma considerável dose de criatividade. É também uma ciência, porque existem algumas regras que devem ser seguidas, porque é necessário o uso de lógica e porque existem alguns métodos rigorosos de programação que asseguram a eficiência, economia e a utilidade