Logica paraconsistente
Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. As falácias que são falhas na argumentação possíveis de serem percebidas são bastante usadas no estudo da lógica, pois auxilia na detecção de verdades e falsidades.
O estudo da lógica está fundamentado na chamada Lógica Clássica, cujo núcleo é o cálculo de predicados clássico de primeira ordem, podendo ser estendida pela teoria dos conjuntos, teoria dos tipos e teoria das categorias. Diversas lógicas foram desenvolvidas, visando complementar a Lógica Clássica tradicional e, até mesmo, derrogar alguns de seus princípios fundamentais.
Entre essas lógicas encontra-se a Lógica Paraconsistente, que visa, entre outras coisas, oferecer alternativas aos princípios clássicos do Terceiro Excluído e da Não Contradição, insuficientes para tratar proposições cuja conclusão sejam valores diferentes de Verdadeiro e Falso.
Algumas áreas de conhecimento, como filosofia, inteligência artificial, robótica e sistemas especialistas estudam Lógica Paraconsistente, pois em suas aplicações são constantes as incertezas e as inconsistências.
Este trabalho traz um método que mostra como a Lógica paraconsistente é simples e fácil de ser aplicada fazendo com que os sistemas de controle apresentem análises muito mais próximas das características humanas e de situações reais. Dessa forma a máquina estaria mais próxima do ser humano no jeito de pensar. Pode "raciocinar" e "agir" com base em informações contraditórias.
1. A LÓGICA PARACONSISTENTE
1.1 HISTÓRICO
A Lógica Paraconsistente é classificada entre as chamadas lógicas não clássicas heterodoxas por derrogar alguns dos princípios basilares da lógica clássica. Um dos mais importantes nomes dessa lógica é o brasileiro Newton C. A. da Costa, considerado seu criador, estes trabalhos pioneiros consideravam a contradição e só foram denominados de “Paraconsistentes”, que significa “ao lado de”,