Logica da Razão
O papel dos operadores logísticos é procurar as sinergias entre fabricantes e distribuidores, estabelecer alianças estratégicas em que as vantagens são evidentes comparativamente aos resultados que se obtêm isoladamente entre cliente-provedor. Assim mesmo, um operador logístico necessita oferecer ao conjunto da estrutura os seguintes aspectos:
Recursos, tanto no âmbito de investimentos como proporcionando os administradores que conheçam a função em toda sua amplitude.
Tecnologia logística, em que se inclui o conhecimento, a experiência, a metodologia e a tecnologia, isto é, no campo das tecnologias da informação, nas metodologias de manipulação, no estabelecimento de rotas, na utilização dos diferentes meios de transporte, etc.
Controle, tanto dos estoques como da rede de transporte, otimizando a utilização das diferentes modalidades e possíveis transportadores.
Inovação, ou ideias que permitam a otimização na função logística. (MURPHY, 2000)
3.2. FUNÇÕES DOS OPERADORES LOGÍSTICOS
As funções de um operador logístico são as seguintes:
Processamento de pedidos. Atividades relativas à coleta, comprovação e transmissão de ordens de compra.
Manejo de materiais. Determina que meios materiais e procedimentos necessitam ser utilizados para mover os produtos dentro dos armazéns e entre estes e os locais de venda.
Embalagem. Decidir que sistemas e formas de proteção vai utilizar para seus produtos.
Transporte dos produtos: Decidir que meios de transporte a utilizar e elaboração dos planos de rota mais convenientes.
Armazenamento. Encarregado de selecionar a localização, a dimensão e as características dos armazéns.
Controle de inventários. Determinação da quantidade de produtos que devem ter disponíveis para entregar a um possível comprador. Também tem de estabelecer a periodicidade dos pedidos.
Serviço ao cliente. Determina onde estarão os pontos de serviço e, a partir daí, os meios materiais e recursos humanos