Logica aplicada
O teste é fácil. É de multipla escolha e tens que acertar uma quantidade x de questões. Uma das prerrogativas para ser cidadão é poder se comunicar em Inglês mas tinha uma menina chineza do meu lado que não entendia as instruções que davam. Ela imitava tudo o que eu fazia, coitada, mas ela passou porque eles dão o resultado na hora.
A cerimônia é marcada para dali há algumas semanas. É como num tribunal: primeiro entra um “meirinho” que anuncia o juiz que presidirá a cerimonia: “All arise! Judge XXX is presiding the cerimony!”. Tudo é falado primeiro em Inglês e depois em Francês. Ainda bem que eles dão tudo impresso. Depois de um filme sobre o país, falando da responsabilidades de um cidadão e de uma mensagem da Governadora Geral, tivemos que prestar juramento de fidelidade à Rainha Elisabeth II da Inglaterra como nossa soberana. Me senti meio estranha mas na minha cabeça eu pensava: nossa, agora tenho um Presidente Republicano e uma Rainha, que privilégio!
Depois o Juiz pede para todos levantarem (a gente pode levar alguns convidados) para cantar o Hino Canadense (tão fácil de cantar comparando ao nosso amado Hino Nacional Brasileiro) em Inglês e Francês. Eu sei o hino em Inglês mas não sabia em Francês. Confesso que foi emocionante olhar para a Bandeira Canadense e cantar “Oh Canada, our home and native Land”. Não é a terra onde nasci mas aqui agora é meu lar e um país que