Logaritmos e sua utilização atual
Introdução................................................................Pág. 03
História dos Logaritmos...............................................Pág. 04
Logaritmos nos dias de hoje.........................................Pág. 06 Conclusão..................................................................Pág. 07
Bibliografia.................................................................Pág. 08
Introdução
Diante dos grandes desafios de si realizarem operações matemáticas com números extremamente grandes, o que acarreta um processo dispendioso em termos de tempo, houve a necessidade de se fazer simplificações, ou seja, promover uma forma mais simples e rápida de se realizar tais tarefas.
Surge então, entre outros métodos o logaritmo.
História dos Logaritmos
No início do séc. XVII vários matemáticos se empenharam no desafio de simplificar o processo de cálculos aritméticos, entre esses estudiosos podemos citar John Napier, considerado o inventor dos logaritmos, embora tenha obtido apoio de muitos outros, matemáticos da época.
Os logaritmos surgem com o objetivo de simplificar cálculos numéricos, uma vez que transforma multiplicações e divisões, em operações mais simples de soma e subtração, etc, permitindo assim que se efetue com mais rapidez operações complicadas para época.
A utilidade do logaritmo naquele período e até recentemente foi incontestável, pois prestaram serviço reconhecido e elogiado por todos.
O termo logaritmo foi inventado por Napier a partir das palavras gregas “logos” – razão e “aritmos” – número.
O método de Napier baseou-se no fato de que associando aos termos de uma progressão geométrica
a, a2, a3, a4, a5, … , an, … os termos da progressão aritmética
1, 2, 3, 4, 5, ... , n, ... então ao produto de dois termos da primeira progressão, am.ap, está associada a soma m+p dos termos correspondentes na segunda