LOG STICA REVERSA
CONCEITOS, LEGISLAÇÃO E SISTEMA DE CUSTEIO APLICÁVEL
RESUMO
A utilização da logística reversa traz custos para a empresa, porém pode reduzir os custos durante o processo produtivo, economizando recursos materiais e naturais conforme apresentado em tópico específico.
INTRODUÇÃO
As empresas necessitam cada vez mais de distribuição rápida e eficaz, com agilidade nas entregas sendo este um dos fatores decisivos para escolha do consumidor. Para Laugeni e Martins “a logística constitui um conjunto de técnicas de gestão da distribuição e transporte dos produtos finais, do transporte e manuseio interno às instalações e do transporte das matérias-primas necessárias ao processo produtivo.” O processo logístico é responsável pelo planejamento, operação e controle do fluxo de mercadorias e informações, desde o fabricante até o consumidor. O presente artigo busca apresentar a necessidade e a importância da aplicação da logística reversa.
CONCEITOS
O conceito de logística reversa ainda não está totalmente definido.
Um dos conceitos que está por trás da logística reversa é o conceito de ciclo de vida do produto. O ciclo de vida dos produtos pode ser dividido em quatro estágios: lançamento, crescimento, maturação e declínio. O profissional em logística precisa estar constantemente a par do estágio do ciclo de vida dos produtos a fim de poder adaptar os padrões da distribuição a cada estágio em busca da eficiência máxima.”
IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA
O objetivo principal da logística reversa é a gestão e a distribuição do material descartado tornando possível o retorno de bens ou materiais constituintes ao ciclo produtivo agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização ao negócio. As atividades presentes na logística reversa abrangem diversas etapas como: coleta, inspeção, separação, compra e venda devolução, visando uma recuperação sustentável. A logística reversa trabalha com duas áreas de