Log Stica Reversa C Pia
DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL À LOGÍSTICA REVERSA
A logística pode ser entendida como uma das mais antigas e inerentes atividades humanas na medida em que sua principal missão é disponibilizar bens e serviços gerados por uma sociedade, nos locais, no tempo, nas quantidades e na qualidade em que são necessários aos utilizadores.
A evolução como atividade empresarial tornou-se nítida a partir da Segunda Guerra Mundial, quando se evidenciou como suporte às novas tecnologias produtivas em empresas industriais. No sistema de produção just-in-time, novos relacionamentos com fornecedores e novas técnicas operacionais foram introduzidas, principalmente no Japão, dando início ao que se entende atualmente como supply chain management.
Nesse novo cenário, aspectos tornam-se de suma importância, como a localização logística das empresas fornecedoras, o controle e o transporte de suprimento de componentes com alta frequência e em pequenas quantidades, o contrato de compra e venda de longo prazo, a garantia de qualidade dos componentes, o absoluto rigor no cumprimento de prazos, exigindo planejamento, operação e controle logístico de alto desempenho.
A logística empresarial assume um papel relevante no planejamento e controle do fluxo de materiais e produtos desde a entrada na empresa até sua saída como produto finalizado. O processamento dos pedidos e o serviço oferecido aos clientes são diferenciais estratégicos nas empresas, regulando, dessa forma, as quantidades a serem produzidas e os modelos a serem fabricados, sua sequência de fabricação, a quantidade e as datas de entrega das matérias-primas e os componentes diretos da fabricação, os estoques de insumos e de produtos intermediários e acabados, dentre outros, tornam-se fundamentais para o cumprimento das estratégias empresariais.
O advento de computadores pessoais, os sistemas de comunicação e a digitalização das informações permitiram acelerar o ritmo empresarial, reduzindo os tempos de comunicação e as