LOG STICA REVERSA PARA EMBALAGENS VAZIAS DE AGROT XICOS
3633 palavras
15 páginas
ESPECIAIS, MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA,SUSTENTABILIDADE1 COMENTÁRIO 28 DE NOVEMBRO DE. 2010
Alunos / Autores: Marcelo T. Nagata – marcelo.nagata@gmail.com
Maria Angélica Vieira – angel_crepaldi@yahoo.com.br
Raquel Rocha da Silva – quel_pequena@hotmail.com
Professor Orientador: Higor Correa Gimenes – higorcg@hotmail.com
UNIP – Instituto de Ciências Sociais e Tecnologia. Campus Magalhães Teixeira – Campinas, SP. CST em Gestão de Logística, 4º semestre / 2010.
RESUMO
A crescente preocupação pela preservação do meio ambiente e leis cada vez mais rígidas de responsabilidades sobre o descarte de produtos, os novos padrões de competitividade de serviços aos clientes e as preocupações com a imagem corporativa têm incentivado a criação de canais reversos de distribuição que solucionem o problema da quantidade de produtos descartados no meio ambiente. No Brasil, devido ao fator em específico de embalagens vazias de agrotóxicos ter se tornado um grande problema ao meio ambiente por não ter uma destinação final correta, foi criado um órgão regulamentado pelo governo, o InpEV, para administrar com eficiência a destinação final dessas embalagens, exigindo o comprometimento de todas as áreas envolvidas. A logística reversa está se tornando uma atividade econômica de crescente importância para a sociedade e organizações, seu fluxo visa à execução da recuperação de produtos descartados de forma adequada e eficiente, extraindo o máximo de valor e reaproveitamento, reintegrando-os ao ciclo produtivo. Este artigo enfatiza a destinação apropriada das embalagens vazias de agrotóxicos. Para propagar o entendimento deste assunto, seu desenvolvimento está baseado em dados extraídos de pesquisas exploratórias quantitativas, descritivas, explicativas, bibliografias de livros e artigos e o site governamental InpEV que tornou acessível dados confiáveis e seguros para explicar o processo logístico reverso deste material.
Palavras chaves: Logística reversa,