LOG EMPRESARIAL
Logistica empresarial: trata-se do gerenciamento de todas as atividades envolvidas na aquisição física, movimentação e armazenagem de matérias-primas, estoques em processo e estoques de produtos acabados do ponto de origem ao ponto de uso/consumo.
Por que estudar logística: Globalização crescente da economia; diversificação da produção; maior competitividade entre as empresas; redução de custos; local de produção não é local de consumo; distancias crescentes; satisfação do cliente/consumidor.
Função logística: Bens e serviços -> forma desejada -> prazo certo -> custo correto -> qualidade -> local certo.
1ª fase da log: Fabricação -> centro de distribuição -> varejista -> estoque
Características: controle de custos; despachos econômicos; controle de estoque pelo lec (lote econômico de compras); subsistemas otimizados separadamente com estoques servindo de pulmão.
2ª fase da log: Fabricação -> centro de distribuição -> varejista
Integração entre dos subsistemas, mas com otimização dois-a-dois. Formando um duto rígido, mas integrado.
Características: maior integração entre pedidos de fabricação e de despacho; processo de decisão mais integrado; maior importância do homem na logística; otimização parcial (dois-a-dois); uso histórico da informática.
3ª fase da log: integração flexível entre subsistemas com otimização global.
Fornecedor -> fábrica -> atacadista -> varejista -> cliente
Formando duto flexível, adaptável às alterações externas.
Características: Satisfação absoluta do cliente; estoque-sero (Just in time); prazos mais curtos possíveis; custos baixos; grande competitividade; integração total da logística: parcerias; uso intensivo da informação e da informática.
4ª fase da log: em alguns casos já não se distingue claramente as fronteiras entre os subsistemas.
Fornecedor