Lodo
É uma mistura de substâncias que geralmente se caracteriza por apresentar minerais, colóides e partículas provenientes de matéria orgânica decomposta em suspensão no meio aquoso. Muitas vezes o lodo serve de suporte ao desenvolvimento de seres vivos, que se beneficiam da eventual existência de nutrientes no meio lodoso.
Recentemente descobriu-se que o lodo de esgoto pode ser utilizado na agricultura, trazendo diversos beneficios como o aumento da fertilidade e teor de matéria orgânica no solo, contribuindo para o aumento da produtividade. Além disso, esse material ainda contribui para o controle de uma séria praga presente em muitos tipos de solos, os
Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, Ph.D., M.S., Engenheiro Agrônomo
Ph.D., M.S., Engenheiro Agrônomo
Professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola
Setor de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Paraná
Rua dos Funcionários, 1540 - Curitiba PR 80.540-340 - lclucche@ufpr.br
Resumo
A reciclagem agrícola de lodos de esgoto é uma prática já iniciada no Brasil e que agora se intensifica em razão dos investimentos havidos em coleta e tratamento de esgotos urbanos. A conseqüente geração de crescentes quantidades de lodos de esgoto tem pressionado técnicos e autoridades no sentido de regulamentar tal atividade no País. Por ainda ser uma atividade nova várias questões têm surgido no âmbito da sociedade brasileira, dentre as quais a da possibilidade de aplicação de tais resíduos em áreas cultivadas sob o sistema plantio direto.
Recentemente, ainda em julho de 2006, o Conselho Nacional do Meio Ambiente
(CONAMA) aprovou proposta de resolução que normatiza a matéria. No entanto, há poucos trabalhos de pesquisa sobre a aplicação de biossólidos urbanos em áreas sob plantio direto.
Apesar disso, conclui-se ser possível e desejável a adoção de tal prática, desde que os