locuçoes adjetivas
Locução = reunião de palavras. Sempre que são necessárias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa, tem-se locução. Às vezes, uma preposição + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: é a Locução Adjetiva (expressão que equivale a um adjetivo.)
Por exemplo: aves da noite (aves noturnas), paixão sem freio (paixão desenfreada).
_____________________________________________________________________________
Uma locução adverbial ocorre quando duas,três ou mais palavras exercem função de advérbio e substantivo. São conjuntos de palavras, geralmente introduzidas por uma preposição, que exercem a função de advérbio.
Classificação
de tempo: à noite; à tarde; às vezes; de dia; de manhã; de noite; de quando em quando; de vez em quando; de tempos a tempos; em breve; por vezes de lugar: à direita; à esquerda; à distância; ao lado; ao largo; de cima; de dentro; de fora; de longe; de perto; embaixo; em cima; para dentro; para onde; por ali; por aqui; por dentro; por fora; por perto de modo: a custo; à pressa; à toa; à vontade; às avessas; às claras; às direitas; às escuras; ao acaso; a torto e a direito; ao contrário; a sós; de bom grado; de cor; de má vontade; em geral; em silêncio; em vão; etc. de intensidade: de muito; de pouco de afirmação: com certeza; com efeito; de facto; na verdade; sem dúvida, claro que sim, sempre etc de negação: de forma alguma; de maneira nenhuma; de modo algum de dúvida: quem sabe; ao acaso;se possível etc. de meio ou instrumento: cortar à faca; escrever à mão; andar a pé; viajar de avião; andar de bicicleta.
junto Adverbial
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
Nessas três orações,