Locações
[Locações] | [Type the abstract of the document here. The abstract is typically a short summary of the contents of the document. Type the abstract of the document here. The abstract is typically a short summary of the contents of the document.] |
Docente: Professor Doutor Rui Couto Viana
Discente: Sandra Figueira
Maio de 2011
MESTRADO EM CONTABILIDADE
CONTABILIDADE FINANCEIRA II
Introdução Este trabalho tem por objectivo a análise teórica da NCRF 9 (IAS 17) que trata das Locações e a sua ilustração prática, prendendo-se com a análise do relatório de contas do Grupo Soares da Costa, analizando então o seu reconhecimento, mensuração e divulgação das Locações nas suas demonstrações financeiras consolidadas de 2010.
-------------------------------------------------
2. O Grupo Soares da Costa
Actualmente é um dos maiores grupos económicos do sector da construção e obras públicas em Portugal. Com origem numa pequena empresa familiar, estabelecida no Porto em 1918, a Soares da Costa, transformou-se em sociedade anónima em 1968 e abriu o capital ao público em 1986, com cotação na então Bolsa de Valores de Lisboa e Porto. Actualmente apresenta uma forte componente internacional, em países como os EUA, Angola e Moçambique. Actualmente, Roménia, Israel, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Costa Rica e os países do norte de África (Argélia, Marrocos e Tunísia) são mercados de intervenção das participadas da sociedade.
A sua estrutura empresarial encontra-se alicerçada em quatro sub - holdings, correspondentes a quatro áreas de negócios: Construção, Concessões, Indústria e Imobiliária.
-------------------------------------------------
3. A aplicação da IAS 17 na definição, reconhecimento e mensuração de Locações
Como referido na NCRF 9 compreende-se por Locação um “acordo pelo qual o locador transmite ao locatário, em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um activo por um periodo de tempo acordado”, sendo que