Localizações e instalações
Curso/Disciplina: Localização de Instalações
Professor:
Atividade:
Objetivo: Entender os conceitos básicos sobre Localização e os principais métodos utilizados para determinação dos locais mais adequados para instalar armazéns e centros de distribuição
Nome:
1. O que se entende por localização de instalações e quais são seus objetivos.
localização de instalações é aplicada a vários problemas, por exemplo, a localização de aeroportos, escolas, armazéns, centrais de tratamento de resíduos, fábricas, postos de correios, hospitais, livrarias, entre outros. O problema da escolha da localização de instalações de entre vários locais é um problema de logística de enorme importância. O problema da localização preocupa-se em estudar uma área específica a partir das unidades de distribuição de produtos ou de prestação de serviços, o objetivo destes problemas é determinar a quantidade e a localização ideal destas unidades de forma a atender da melhor maneira possível um conjunto de usuários cuja localização é conhecida.
De uma forma geral os estudos de localização tratam de problemas como minimizar custos ou maximizar lucros de uma rede logística, atendendo a procura e satisfazendo os níveis de serviço.
Para resolver este problema devem ser empregues técnicas sofisticadas de modelagem e análise, estas técnicas podem ser analíticas incluindo programação linear e técnicas de simulação. A decisão de localização baseia-se em dois tipos de dados, sendo eles os dados qualitativos e quantitativos. ▪ Os dados qualitativos são dados sobre o local que podem ser medidos de forma subjetiva. (ex: qualidade de vida, clima) ▪ Os dados quantitativos são dados sobre o local que podem ser medidos e ter um valor numérico. (ex: preço, salários)
OBJETIVOS:
Podemos ter um único objetivo (determinação de mínimo custo ou localização) ou com múltiplos objetivos