Localização
Um factor de localização classifica-se como crítico, se a sua presença ou ausência é determinante para a análise de tomada de decisão da localização de uma instalação num local. Alguns desses factores incluem a disponibilidade de mão-de-obra, disponibilidade de serviços públicos e atitudes da comunidade. Um factor objectivo, sendo normalmente caracterizado por algo tangível, é avaliado em termos monetários, como é o caso dos custos de transporte de matérias-primas, serviços públicos e mão-de-obra. O contrário se passa com os factores subjectivos, como, por exemplo, a actividade sindical, atitudes políticas ou concorrência no local, que necessitam de ser caracterizados por medidas do tipo qualitativo (Tompkins et al., 1984, p. 516).
De acordo com Martinich (1997, p. 266-270), os vários factores de localização que entram em jogo têm em conta três fases de decisão de localização de instalações. Estas, formando muitas vezes uma hierarquia geográfica e de informação, consideram decisões de carácter regional, local e lote de terreno. Assim, sabendo que os factores mais importantes para avaliar alternativas, variam de fase para fase, apresenta-se e explica-se como é que alguns destes factores surgem em cada fase.
Na Fase 1, decisão regional, factores económicos, legais e de mercado, surgem como factores de potencial importância. * Proximidade do mercado. Normalmente, as instalações de produção podem estar localizadas longe do consumidor final, apesar da proximidade permitir prazos de entrega mais curtos e previsíveis para os clientes industriais que utilizam sistemas de produção just-in-time, para os quais a proximidade pode ser crucial. Adicionalmente, por vezes, há vantagens na