localização e capacidade das instalações
A administração de Produção vem se modernizando ao longo do seu processo, adaptando-se aos desafios de cada era e com o objetivo de buscar formas novas de gerenciar o sistema de produção de sua organização e dentre suas áreas funcionais, o setor de produção é o mais pressionado.
O consumidor é o foco principal, tanto que as empresas em busca da satisfação deles estão se atualizando com novas técnicas de produção mais eficientes e de alta produtividade. É necessário sempre mudança nesse setor, pois a concorrência é cada vez mais dinâmica e os desafios são lançados por uma sociedade globalizada e em constante mutação. Nos dias de hoje, grande parte das indústrias enfrentam uma concorrência internacionalizada, além das já existentes.
As empresas diante das exigências de seus clientes são forçadas a terem respostas cada vez mais rápidas, de forma flexível e segura. E com o aumento da concorrência global, é importante que as empresas tenham uma escolha apropriada do arranjo produtivo em função da sua localização e da capacidade da produção.
A localização interfere no tempo de transporte dos produtos acabados até o seu destino final e no atendimento ao cliente. Portanto, as decisões da localização devem ser avaliadas cuidadosamente para que a empresa evite uma escolha mal sucedida, sendo assim, necessário uma analise detalhada para que a decisão tomada esteja de acordo com a visão que a empresa tem de seu negócio.
Em busca de atingir melhores índices de alta produtividade, com o objetivo de trabalhar com a máxima capacidade produtiva as empresas buscam reduzir os custos operacionais. Para que isso aconteça, é necessário um planejamento adequado e voltado para as capacidades de produção. Pois, uma capacidade insuficiente pode causar uma perda de qualidade no nível de serviços aos clientes e em caso de excesso de capacidade os custos adicionais aparecem.
Portanto, os gerentes de produção têm o grande desafio, que é buscar sempre novidades para o