Localização empresarial
De acordo com Anita Kon 1994, as novas empresas se deparam com um grande desafio que é a localização das instalações industriais. E essa missão consiste em alocar sua fábrica com o melhor custo benefício, dentro das opções analisadas, e sempre a maximização dos lucros. Segundo a autora existem duas vertentes a serem analisadas. Macrolocalização e microlocalização onde definem a melhor região e melhores condições físicas dos limites físicos da empresa, respectivamente. Segundo a autora, algumas das variáveis para análise são políticas, econômicas, opções logísticas, legalidade das funções fabris, solo, clima, custos, mão de obra, e até paisagens humanizadas são abordados pela autora como importantes para a decisão de alocação. Estes e outros indicadores implicam significativamente no preço final do produto, deixando, mais que claro, a importância de uma análise bem feita.
-------------------------------------------------
Economia Industrial – Anita Kon 1994 – pag 157
-------------------------------------------------
http://books.google.com.br/books?id=vYgXX5GKbm8C&printsec=frontcover&dq=economia+industrial&hl=pt-PT&sa=X&ei=lqIiUcObBYms9ATb5IDQBA&ved=0CDIQ6AEwAA
Ballou segue a linha de pesnamento de Kon, enfatizando que a localização das instalações da organização também tem sido tratada como estratégia e um diferencial. Segundo o autor, é preciso dar ênfase nas estruturas físicas que a região pode oferecer. Uma empresa pode se instalar de acordo com seu produto e facilidades que podem otimizam custos como estar localizada próximos a matéria prima e fornecedores, facilidade de transporte e modais diversificados, estar envolto da região de consumo, visibilidade, custos mais baixos de manutenção imobiliária, luz, água, meios de conexões e outros. Concluindo, estabelecer o melhor custo benefício dentre estes e outros pontos de vista acarretam em resultados significativos minimizando os possíveis erros.