localização de telemoveis em redes GSM
1.1. Comunicações celulares.
A comunicação móvel revolucionou o mercado das telecomunicações. A demanda por serviços de voz e dados sem fio, com cobertura satisfatória, tem crescido demasiadamente e com perspectivas de evolução constante. Entretanto, esta revolução tecnológica só tornou-se possível graças ao conceito de comunicação celular.
Hoje, novas tecnologias aplicadas a comunicação sem fio aparecem com uma multiplicidade de nomes que mudam de acordo com a aplicação e utilização que delas é feita: Wi-Fi, WiMax, Bluetooth, ZigBee, GSM, satélite, radiodifusão, entre uma grande diversidade de sistemas heterogéneos.
1.1.1 Antecedentes.
As origens de comunicações celulares, remontam-se a 1861 quando Maxwell propôs uma teoria matemática sobre electromagnetismo no King ’s College de Londres . Estas foram inicialmente concebidas nos laboratórios Bell nos Estados Unidos por W. Rae Young e Douglas H. Ring em 1947. A idéia foi baseada em uma reutilização sistemática e inteligente do espectro disponível atribuída ao serviço, através de milhares de células com áreas de cobertura reduzida e implantado em todo o território (F.Molisch, 2011) .
O surgimento do telefone móvel remonta aos primórdios da Segunda Guerra Mundial devido a necessidade predominante de comunicar-se à distância no campo de batalha. Assim, surge um dispositivo criado pela Companhia telefónica Motorola, a qual denominou de Handie Talkie H12-16. Com este dispositivo móvel conseguiu-se a comunicação com as tropas através de ondas de rádio a uma frequência que não superando os 600 KHz (Anderson, 2005).
Após ter-se criado as bases da telefonia celulares, tornou-se necessário modernizar estes dispositivos, fazer inovações para melhorar a qualidade de áudio, diminuir o peso e determinar o tipo de modulação. Dai surge o que é conhecido como as gerações da telefonia celulares.
Na década dos anos setenta do século XX, a AT&T