Localização de focos de poluição sonora em pequenos centros urbanos
Alan Gustavo Kist Weiland (CFJL) aw003794@cfjl.com.br
Jackson Lipke (CFJL) jl003488@cfjl.com.br
Cristian Petenon (CFJL) cp003171@cfjl.com.br
Resumo
O estudo da localização de focos de poluição sonora em pequenos centros urbanos foi realizado com o intuito de desvendar a causa e as características da poluição sonora na realidade ambiental de pequenas cidades.
A metodologia do presente estudo se encontra na pesquisa quantitativa de três períodos diferentes, manhã, tarde e noite, explorando os níveis de poluição sonora e na pesquisa qualitativa que busca a fonte do ruído.
O município de Horizontina apresentou como principal característica uma estabilização de ruído durante o dia, ou seja, não ocorreram grandes variações de intensidade de poluição no período da manhã e da tarde, por outro lado, durante o período da noite devido ao transito e a ruídos de som automotivo ocorrerram grandes variações, o que caracteriza uma
A problemática da perturbação da paz e do silêncio à noite vem seguida do fato de que o pequenas cidades não possuem infra-estrutura para realização de eventos ou atividades geradoras de ruído, portanto, conclui-se que esta é uma questão que merece a atenção da autoridade pública competente.
Palavras chave: Poluição sonora, ruído, doenças ocupacionais, estresse.
1. Introdução
O presente estudo baseia-se na procura da causa e conseqüente solução de um problema bastante comum nas cidades de todo o mundo, trata-se da poluição sonora. Esse tipo de poluição advém de várias fontes, como indústrias, transito, residências, clubes, construção civil, aeroportos entre outros.
No entanto, nosso objetivo não é tão abrangente a nível de comparação com grandes centros urbanos, buscamos aqui classificar as áreas que mais sofrem com a poluição sonora no município de Horizontina, fazendo uma análise qualitativa e quantitativa a partir dos dados coletados nas