Lobato e suas histórias
O VALOR DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO
CURITIBA
2005
ESCOLA CÔNEGO CAMARGO
LOBATO E SUAS HISTÓRIAS
O VALOR DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO
Projeto elaborado por Sheylla Barbieri Pino, professora regente das séries iniciais do ensino fundamental, para ser realizado com os alunos da 3ª série.
CURITIBA
2005
1. INTRODUÇÃO
Dentro de nosso aspecto cultural brasileiro tornar-se-á claro e de uma riqueza enorme um pensamento da autora Ana Maria Machado: “Em dias de correria e globalização, às vezes sobra pouco tempo para brincar com os filhos ou sentar junto com as crianças e cantar com elas. Em muitas casas, o acalanto foi hoje definitivamente substituído pela televisão, e ponto final”. Na insegurança das grandes cidades, quase desapareceram as brincadeiras com a turma de amigos no quintal ou na calçada. Cada vez mais, as famílias vão deixando por conta da escola aquilo que antes era uma atividade naturalmente doméstica, uma forma simples de transmitir o folclore infantil, no aconchego das histórias ouvidas no colo.
2. JUSTIFICATIVA
É fundamental que as crianças tenham a oportunidade de manusear livros e de ouvir histórias de diversos gêneros e autores. O livro de literatura infantil, se observado, manuseado, utilizado, lido, contribui para despertar o gosto pela leitura. Com a escolha de textos literários que envolvam a criança através de uma linguagem lúdica e criativa, do mundo do possível e do impossível, de situações reais e fantásticas, as emoções da criança são despertadas, configurando-se aí o caráter estético da obra literária. Considerando todos esses aspectos importantes, optou-se pela escolha das obras de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores contemporâneos da literatura infantil em todo o mundo. O