llll
CLP é um aparelho eletrônico digital utilizado numa memória programável onde são armazenados internamente instruções para a implementação de funções específicas, tais como: lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, sendo controlados por meio dos módulos de entrada e saída.
CLP
Um Controlador Lógico Programável é baseado em um microprocessador onde são desempenhadas várias funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário. Um CLP é o controlador com processos onde as variáveis assumem valores zero ou um. As entradas e/ou saídas digitais são os elementos discretos, as entradas e saídas analógicas são os elementos variáveis entre valores conhecidos de tensão ou corrente. O CLP nasceu dentro de uma indústria automobilística, especificamente na Hydronic Division da General Motors, em 1968, sob o comando do engenheiro Richard Morley onde era refletia as necessidades de muitas indústrias manufatureiras. A idéia inicial do CLP foi de um equipamento com seguintes características resumidas:
1. Facilidade de programação;
2. Facilidade de manutenção com conceito plug-in;
3. Alta confiabilidade;
4. Dimensões menores que painéis de Relés, para redução de custos;
5. Envio de dados para processamento centralizado;
6. Preço competitivo;
7. Expansão em módulos;
8. Mínimo de 4000 palavras na memória.
Podemos didaticamente dividir os CLP's historicamente de acordo com o sistema de programação por ele utilizado:
1ª Geração: São caracterizados pela programação intimamente ligada ao hardware do equipamento. A linguagem utilizada era o Assembly que variava de acordo com o processador utilizado no projeto do CLP.
2ª Geração: Aparecem as primeiras “Linguagens de Programação” não tão dependentes do hardware do equipamento, possíveis pela inclusão