llkl
Essa imagem representa bem essa década, pois apresenta características da época, como o auge de consumo representado pela fila de pessoa em espera para fazer compras e a família feliz no carro que indicava “O modo de vida americano”, tanto propagado na época. A década de 50 ou Anos Dourados, ficou marcada como época do pós-guerra e o fim da escassez de bens de consumo em geral. O ideal de conforto que o capitalismo e a sociedade de consumo esbanjavam era potencializado ao máximo- The american way of life. Os cartazes- propaganda, gráfico- vai apresentar sempre características que remetem ao modo de vida americano e ao consumo. Nesta época vai surgir a máquina de lavar e o aspirador de pó, e vários outros eletrodomésticos, tudo para facilitar a vida das mulheres. Surge junto também, a obsolescência programada para esses novos produtos que são propagados na época com domésticas felizes de salto alto nos afazeres de casa. Tudo vai remeter ao consumo e felicidade da família. A mulher torna-se mais feminina no modo de vestir-se ao usar saias na altura do tornozelo e cintura bem marcada, sempre de salto alto, luvas, acessórios luxuosos como pele e joias são aderidos também. A moda masculina vai apresentar cores mais sóbrias, roupas mais conservadoras. Cresce a indústria do jeans. A juventude rebelde vai aderir ao prêt- à- porter, fazendo contraposição ao glamour e alta costura. A moda começa a ser construída como representação individual do jovem rebelde. A juventude adere ao Rock and Roll como estilo musical e elege grandes ídolos, por exemplo, o maior deles, Elvis Presley.
1960’s - Anos Rebeldes A década de 60, no campo político vai ser marcada principalmente pela guerra fria personificada na construção do Muro de Berlim, pelo assassinato do presidente Kennedy e pela corrida espacial.
Conhecida como Anos Rebeldes, a década de 60 vai apresentar movimentos de contracultura (em diversos países) que buscava outro tipo de vida com