lknkl

326 palavras 2 páginas
Responda as questões abaixo relacionadas ao texto “Manual de Cianobactérias Planctônicas: Legislação, Orientações para o Monitoramento e Aspectos Ambientais”(Cetesb 2013).
1. No Brasil, várias cianobactérias já foram relatadas como potenciais produtoras de toxinas (=cianotoxinas). Cite os principais gêneros.
2. Descreva brevemente as neurotoxinas, hepatotoxinas e dermatotoxinas. Como estas cianotoxinas são liberadas ao meio?
3. Sobre os riscos à saúde humana, quais são os limites máximos admissíveis para cianotoxinas, segundo a Portaria 2914/2011? (Tabela2)
4. Na resolução CONAMA 357/2005, descreva os usos das classes 1, 2 e 3 e quais os valores máximos permitidos para a concentração de cianobactérias (cél/mL). (Tabela 3)
5. No Brasil, a Resolução CONAMA 274/2000, do Ministério do Meio Ambiente, que define os critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário, não contempla valores orientadores para florações de cianobactérias, sendo que apenas a inspeção visual adotada na Resolução não oferece garantias à população de uma exposição segura. Explique.
6. A Tabela 4 fornece informações sobre valores orientadores para a proteção da saúde humana em águas recreacionais. Descreva os riscos à saúde a as ações típicas a seres tomadas no caso de probabilidade de efeitos adversos à saúde (níveis 2 e 3), considerando a concentração de células de cianobactérias.
7. Quais são as principais ações para diminuir o impacto nos corpos d’água e seu enriquecimento artificial (eutrofização), como mecanismo de prevenção de florações de cianobactérias?
8. Para o monitoramento das cianotoxinas, deve-se considerar que a persistência no ambiente varia com o tipo de toxina. Explique.
9. Os protocolos que têm sido utilizados para implementação de Planos de Contingência em geral contemplam três níveis de alerta, após a identificação de cianobactérias nos corpos d’água. A Portaria 2914/2011 se baseou nos dados da OMS para definir os valores de

Relacionados