lkjn
Fábio Cruz Nº2
Constituição de um LED
Os LED’s são díodos que emitem luz quando são percorridos por uma corrente elétrica . Dispositivo optoelectrónico que é formado por uma junção PN.
Num díodo, a passagem de corrente só é permitida ou seja o díodo só trabalha quando o díodo é polarizado no sentido direto e, nestas condições, ocorre a emissão de luz.
Simbologia de um LED
O símbolo principal de um led é:
Mas há mais variações de LED’s:
Identificação dos terminais de um
LED
Existe dois terminais num LED. São o Anodo e o Catodo.O Anodo é o terminal mais longo, e é o terminal positivo do LED. O Catodo (Chanfro) é o terminal mais pequeno, e é o terminal negativo.
Caraterísticas técnicas de um LED
As características técnicas de um LED,é a sua voltagem e a corrente.
A voltagem de um LED depende da sua cor ,por exemplo:
Cor
Voltagem
Vermelho
1.6V
Azul
2.9V
Verde
2.1V
Branco
4.0V
Amarelo
2.2V
Infravermelho
1.5V
A maioria dos LED'S não suporta tensão inversa alta, estando os limites normais entre 4 e 6 Volts.Tambem existe a CORRENTE
MAXIMA DIRETA que é responsável, diretamente, também pela luminosidade máxima que se pode obter do componente.
Representa a maior corrente que o LED pode suportar, sem queimar-se quando diretamente polarizado. A grande maioria dos LED'S encontráveis no varejo, apresenta uma corrente máxima direta entre 40 e 50 mA.
Aplicações de LED’S, exemplos
Os leds podem ser utilizados para, iluminaram um relógio digital e mostrarem que um computador está ligado, de candeeiros, telas superfinas de TV, do telemóvel e iluminação de casas noturnas.
Podemos usar LEDS para uma decoração de uma casa.Por exemplo, utilização caseira de LEDs que vale muito a pena é o uso dessas lâmpadas em balizadores.
Seja para uma escada, um corredor ou mesmo indicar o caminho externo, os
LEDs permitem que a luminária seja realmente