LKJJAUIBHCYB

339 palavras 2 páginas
Gertrudes Gomes de Avellaneda
Gertrudes Gómez de Avellaneda, nasceu em 23 de março de 1814 em Santa Maria de Puerto Principe, hoje Camaguey, Cuba. Ela era filha do Capitão Manuel Gómez de Avellaneda y Arteaga Felisa. Ele passou a infância em sua cidade natal e em sua juventude, por motivos de saúde, mudou-se para Santiago de Cuba, depois de se recusar a casar.
Em 1840 ela tornou-se amiga de escritores da época, durante a sua estadia em Madrid. Em 1841, ela leu seus poemas no Liceu em 1841 e publicou seu primeiro livro. Também começou seus triunfos teatrais em 1844 com a estréia de Munio Alfonso, seu primeiro trabalho estreou em Madrid.
Em 1858, ela estreou seu drama Baltasar cujo triunfo superou todas as visitas feitas antes e que compensou os contratempos que havia encontrado em sua carreira.
Curiosidades:
-Gertrudes já foi casada duas vezes e no seu primeiro casamento após um ano o marido faleceu.
-Em 1850 ela fez a segunda edição de seus poemas e obteve apoio de alguns escritores como: José Zorrilla, Fernan Caballero, José Espronceda ou Alberto Lista Marcelino Menéndez Pelayo no entretanto ela foi impedida de entrar na Real Academia Espanhola.
-Apesar de todo o sucesso que estava obtendo seu segundo marido faleceu em 1863 e isso fez com que ela se afastasse um pouco de seus trabalhos, Gertrudes teve depressão.
-Ele viajou para a América e voltou para a Espanha em 1865 e morreu em 1 de fevereiro de 1873.
-Ela era administradora de um grupo de escritores românticos do final do século XIX alguns escritores com quem trabalhava eram: Chateaubriand, W. Scott, e Quintana.
-Ela teve grande destaque nas escrituras de poemas e teatros.
- Suas obras tinham um sentido na Europa exótico, em um tom melancólico e nostálgico. “A revisão em curso considerado um precursor do feminismo atitude, portanto, vital moderna como a sua força que deu aos seus personagens literários femininos.”
Algumas de suas obras foram: A una mariposa, Imitación de Petrarca (poemas),

Relacionados