Lições do dr. deming
O administrador estadunidense Edwards Deming, reverenciado como o pai da qualidade naquele país, captou a dinâmica da busca pela qualidade e anunciou 14 lições para controle de qualidade, que se tornaram a bíblia de milhares de administradores nas últimas duas décadas.
Pela primeira vez traduzida no Brasil, com o título “Saia da Crise”, a obra discute a importância e as formas de desenvolver a qualidade dentro das empresas. Lançado originalmente em 1982, pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), o clássico das escolas de administração obteve somente agora seus direitos autorais liberados para tradução.
É preciso colocar todos na companhia para trabalhar em prol da transformação, diz uma das lições apresentadas no livro.
Em sua teoria do conhecimento profundo, Edwards Deming assume que qualquer aspecto da vida pode ser melhorado. Essa filosofia de gerência foi aplicada no Japão e resultou em total transformação do sistema produtivo japonês. Deming chegou a ser condecorado pelo imperador do país à época, em reconhecimento aos métodos por ele utilizados.
Deming não só descreve suas 14 lições, mas também a forma de implementá-las. Para o guru da qualidade, a adoção e a ação nesses pontos são um sinal de que a gerência pretende permanecer no negócio e proteger os investidores e os empregos. Esses 14 pontos, segundo ele, podem ser aplicados em qualquer lugar, tanto nas pequenas como nas grandes organizações.
As 14 lições:
1. Seja constante em suas propostas e objetivos.
2. Adote uma nova filosofia.
3. Cesse a dependência da inspeção pública.
4. Acabe com os contratos menores de licitação.
5. Melhore todos os processos, sempre.
6. Invista em treinamentos.
7. Invista em liderança e desenvolva-a.
8. Administre sem medo.
9. Quebre as barreiras.
10. Elimine as advertências e os "puxões de orelha".
11. Elimine alvos arbitrários.
12. Incentive o gosto e o orgulho pelo trabalho.
13. Incentive a educação.
14. Crie