lição sobre perdão
Nos tempos do apóstolo Paulo, a escravidão era uma realidade comum, segundo os historiadores, em Roma, no tempo em que Paulo escreveu a Filemom, existiam mais escravos do que pessoas em liberdade!
Hoje vamos estudar sobre um escravo cujo nome era Onésimo, e que havia fugido de seu dono – Filemom. Vamos fazer um resumo dos personagens desta carta: Filemom – Amigo de Paulo, dono de Onésimo
Onésimo – escravo fugitivo, encontrou-se com Paulo na prisão e aceitou a salvação em Cristo
Paulo – apóstolo, preso por causa da pregação do evangelho, escreveu a carta a Filemom na prisão Paulo tinha um objetivo: solicitar que Filemom perdoasse Onésimo – naquela época, isto era radical, algo contra a cultura! Um escravo fugitivo era castigado severamente, e poderia ser até morto! Vamos ler e refletir sobre Filemom 8-12 e preencher as palavras que faltam nas frases:
1. Paulo fez um apelo (uma solicitação) a Filemom, com base no _________
2. Paulo chamou Onésimo de __________
3. Antes, Onésimo era __________, agora é _______
4. Paulo mandou de volta Onésimo para _________________
5. Onésimo havia sido transformado pelo evangelho, e Paulo agora oferecia a ele (Onésimo) a oportunidade de ser perdoado pelo seu patrão (Filemom). Qual foi o final desta história? Na Bíblia, não há registro sobre este final, mas podemos afirmar, com base nas qualidades de Filemom (que estudamos na lição anterior) que _________________________________ Agora leia Filemom 13-16, reflita e complete as palavras que faltam nas frases:
6. Nem sempre é fácil perdoar, mas Paulo pediu que Filemom recebesse Onésimo não mais como escravo, mas como _________________
7. Paulo queria que este favor fosse ________________________
8. Paulo continua sua carta, e repete as instruções e exorta (anima) a Filemom a perdoá-lo. Leia Filemom 17-21 e após