Lixão
No Lixão, não existe nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados.
Nos lixões pode haver outros problemas associados, além de riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos e de escorregamentos, quando ocorre a formação de pilhas de lixo muito íngremes, sem nenhum critério técnico
Percolado ou chorume é um líquido turvo e mal cheiroso proveniente da mistura de lixo e agua. Ele é altamente poluente, sendo frequentemente relacionado aos lençóis freáticos..
ATERRO
Técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
Método que utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos à menor área possível , cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou a intervalos menores, se necessário
os resíduos são separados de acordo com suas características e depositados separadamente. Antes de ser depositado todo o resíduo é pesado, com a finalidade de acompanhamento da quantidade de suporte do aterro.
Atingida a capacidade de disposição de resíduos em um setor do aterro, esse é revegetado, com os resíduos sendo então depositados em outro setor. Ao longo dos trabalhos de disposição e mesmo após a conclusão de um setor do aterro, os gases produzidos pela decomposição do lixo devem ser queimados e os percolados devem ser captados.