Lixão
Essa pesquisa pretende através da história de vida dos catadores de lixo em Itabaiana, compreender as relações que permeiam seu cotidiano e entender as razões que os levou a exercer essa atividade. Partimos da hipótese de que a maioria dos que, hoje, trabalham com material reciclável antes trabalhavam em outra atividade, como agricultura familiar, e que, devido à transformação dos processos produtivos que exige, cada vez mais, pessoas que se encaixem perfeitamente no padrão referencial da atualidade, estas pessoas encontraram no lixo reciclável uma alternativa de sobrevivência. Para isso a metodologia da história oral apresenta-se como uma aliada, pela sua capacidade de apreender fatos notáveis e acontecimentos corriqueiros que nos dão noção de vida social. Já se verifica que alguns deles trabalhavam anteriormente com agricultura e que, eventualmente, voltam a trabalhar em períodos de safra, o que deixa transparecer que a atividade com o lixo é uma alternativa e serve apenas para garantir a sobrevivência. Permite-nos observar, entender, analisar e descrever uma determinada situação real vivida pelos catadores de lixo. Adquirindo assim, conhecimentos e experiências que podem ser úteis na tomada de decisão frente à outra situação. Diante da realidade encontrada, percebeu-se as péssimas condições biopsicossociais das famílias que sobrevivem do lixão.
Palavras – chave: lixo – lixão – catadores - condições de vida – reciclagem.
1 – Objetivos 1.1 – Objetivo Geral:
Sensibilizar o acadêmico para a importância do estudo como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da capacidade de identificar os problemas e necessidades das pessoas que ali vivem;
1.2 – Objetivos Específicos: * Identificar o que os levaram a se tornarem catadores de lixo; * Aprofundar conhecimentos teóricos, científicos e práticos sobre a vida no lixão; * Identificar os riscos relacionados à prática de trabalho dos catadores.
2 - Justificativa
A exclusão