lixo
Este trabalho tem como objetivo a obtenção de nota para a disciplina de Gastronomia Sustentável. Para tal fim, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para a produção textual do presente trabalho. Apresentar-se-á uma pesquisa realizada sobre o lixo produzido pelo ser humano, tendo como objetivo classificar sua origem até seu descarte, bem como, todo o processo de descarte tanto do lixo tratado, quanto o que não passa por nenhum tratamento. Foi estabelecida uma relação com as demais disciplinas presentes no Curso Superior Tecnológico de Gastronomia, para um melhor entendimento de como podemos descartar o lixo de uma forma sustentável. A metodologia adotada para a realização do estudo será de levantamento bibliográfico, estabelecendo os diversos fatores para se construir a linha de raciocínio. Para tal será usada à técnica de pesquisa de documentação indireta, constituída pelos procedimentos básicos desenvolvidos na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental (BASTOS, 2009, p.95). Complementando, os autores Marconi e Lakatos (2001) explicam que a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada seja em forma de livros, revistas, artigos, documentos eletrônicos. Minayo (1993, p.23), analisa por um prisma filosófico, considera a pesquisa como:
“Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.
Conceito do Lixo
De acordo com o dicionário (MICHAELIS apud DIAS, 2003, p.28), “lixo” é o que se varre do ambiente para torná-lo limpo, por outro lado, “resíduo” é tudo o que resta. Tendo em vista a Norma Brasileira (NBR) 10.004 (ABNT, 1987) define como resíduos sólidos e semi-sólidos aqueles que resultam de atividades de comunidade de