Lixo
A quantidade de lixo está constantemente aumentando e a melhor forma de reduzir seus impactos é a partir da reciclagem.
Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo, isto é importante tanto para o meio ambiente quanto para nós. A reciclagem é uma das melhores maneiras de conservar o mundo em que vivemos, ela ajuda a reduzir a poluição causada por resíduos e também reduz a necessidade de matérias-primas, preservando as florestas tropicais.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro(verde): potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel(azul): jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal(amarelo): latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico(vermelho): potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Lixo orgânico
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.
Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências como, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.
O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.
Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.
Usina de reciclagem
A usina de reciclagem tem como