Lixo
Paulo Sérgio de oliveira salviano
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Neste texto vamos falar de uma grande organização do Brasil. Veremos alguns planos que ela tem para diminuir os impactos que ela produz. Veremos o que é Responsabilidade Socioambiental, como a Petrobrás tem encarado esse fator.·. Analisaremos alguns problemas socioambientais da atualidade e como as organizações enxergam este mal, se com olhos voltados para o bem de todos ou de si próprios.
DESENVOLVIMENTO
Socioambiental é a junção de responsabilidade social e responsabilidade ambiental. Sempre consequência direta da intervenção humana no planeta e o ecossistema. Segundo o IBGE, cada brasileiro produz em média 600g de lixo diário. Os índices de desperdício são assustadores chegando a 35% da produção de hortifrutigranjeiros e 33% na área civil. Outro bastante preocupante é em relação à agua potável, segundo especialistas será o grande problema do próximo milênio.
Os problemas socioambientais podem interferir o funcionamento de uma organização quando estes fogem do controle das organizações e prejudicam o que e quem as rodeia. Podemos citar o problema do vazamento de material radiativo no Japão, uma indústria que joga resíduos tóxicos nos rios. Estas empresas às vezes tem que suspenderem suas atividades até que os problemas sejam resolvidos.
Hoje o Brasil apresenta um quadro de atraso quanto à ética e responsabilidade socioambiental, com pouco investimento na qualificação profissional e na destinação dos resíduos sólidos. A ética trata dos valores internos que são parte da cultura organizacional e responsabilidade socioambiental é o dever dos administradores de cuidar do bem