Lixo
Os lixões no Brasil são um caso muito sério e prejudicial ao meio ambiente e saúde da população. Possuímos 1,5 mil lixões espalhados por todo Brasil e ainda possuímos a forma mais antiga de armazenagem de lixo, pois é feita de forma errada. O certo e ideal ainda são os aterros sanitários controlados que são minoria e os lixões prevalecem.
Segundo dados coletados:
• 96% desses resíduos domésticos são lançados diariamente no meio ambiente sem nenhum cuidado especial, ou seja, terão seu destino final em algum lixão.
• Isto acontece em 95% das cidades do país.
• Os 39% restante são jogados em beira de rios, nascentes ou espalhados pela cidade.
• A maioria dos municípios do Brasil possui áreas comprometidas por causa dessa prática.
• Sem nenhum controle sanitário ou ambiental o lixo acarreta graves problemas de saúde pública.
Infelizmente nunca pensamos sobre o destino do lixo que é coletado diariamente de nossas casas e de uma forma muito cômoda.
Muitas vezes esse lugar é impróprio, isto é, o lixo é jogado numa porção de terreno, sem nenhuma preparação para evitar os danos que ele pode causar.
Esses locais chamam-se depósitos clandestinos de lixo ou lixões. Os lixões devem ser totalmente extintos e devemos lutar e exigir das autoridades a qualquer custo.
Muita gente pensa que, se o lixão está longe de sua casa, ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano!
A poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em volta, ou até mais causando danos ao meio ambiente e doenças terríveis.
Precisamos ficar de olho e nos policiar para não cooperarmos com isso e causarmos mais danos para as nossas cidades!
Lixão
A medida mais comum adotada no Brasil é o lixão. É uma opção mais barata, porém, com graves conseqüências à natureza, uma vez que o lixo é jogado diretamente ao solo e fica exposto em áreas abertas, trazendo mau cheiro e atraindo insetos (baratas,