Lixo urbano
Essa problemática do lixo está difícil de ser resolvida, não só por falta de conscientização e conhecimento da população, mas também pelo mau funcionamento da coleta seletiva. Com a correria diária são poucas as pessoas que fazem a separação correta em suas casas, pois o que deveria ser separado é misturado, é o que tem acontecido com o lixo urbano e orgânico. Esses por sua vez são postos em calcadas e ruas para coleta, mas não tem um bom funcionamento, pois não há horários pré-definidos, e por falta de organização da gestão não passam em todas as ruas.
A poluição visual tem sido uma das consequências devido ao acúmulo de lixo, outra a ser destacada são doenças causadas à população, que são transmitidas por animais que vivem nesse tipo de local, como por exemplo, a leptospirose, e o mais preocupante nos dias atuais, a poluição ambiental, pois, tem prejudicado o funcionamento do ecossistema, matando animais e vegetais e prejudicando principalmente o maior causador disso tudo, o homem.
Por outro lado, houve questões positivas, pequenas famílias passaram a ter renda, pois muitas pessoas conseguiram emprego sendo catadores de lixo, um trabalho que hoje já é reconhecido. Sendo esses responsáveis por selecionarem matérias recicláveis como pets, papel e vidros e vendem para que possam ser reciclados e utilizados para artesanato, o que também gera uma fonte de renda para muitos.
Em fim, se cada setor da sociedade fizer sua parte, a população separando o lixo corretamente, a coleta sendo seletiva e nos horários apropriados, havendo um processo ideal de reciclagem, certamente haverá boa parte dos problemas, com os lixos em nossa sociedade,