Lixo tóxico: pilhas e baterias
Definição
Lixo tóxico é todo lixo que provém de substâncias com propriedades químicas altamente nocivas ao ambiente. Os resíduos liberados por esses tipos de lixo podem se acumular nos níveis tróficos das cadeias e teias alimentares, podendo extinguir espécies e ainda causar gravíssimos problemas de saúde nos humanos.
Todo lixo tóxico gerado deve ter um destino correto para que não fique exposto aos fatores que virão a contribuir para que aconteça uma contaminação.
Compreendem-se por lixo tóxico pilhas, baterias e agrotóxicos, dentre outros descartes das indústrias e hospitais.
Poluentes encontrados nas pilhas e baterias e suas consequências
As pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental. Contendo resíduos perigosos e compostas de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, por exemplo. Depois de utilizadas, a maioria é jogada em lixos comuns e vai para aterros sanitários ou lixões a céu aberto.
A forma como são eliminados e o consequente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos, sendo de difícil eliminação pelo organismo, podem causar diversos efeitos nocivos ao ser humano.
Chumbo: é um dos mais perigosos metais tóxicos pela quantidade e severidade dos seus efeitos. É classicamente uma toxina crônica. Pode ter efeitos no sangue, medula óssea, Aumento da pressão sanguínea, sistema nervoso central e periférico e rins, resultando em anemia, encefalopatia, cólicas abdominais e insuficiência renal; é tóxico para a reprodução e desenvolvimento humanos (abortos e Diminuição da fertilidade do homem através de danos ao esperma), Diminuição da aprendizagem em crianças; Modificações no comportamento das mesmas, como agressão, impulsividade e hipersensibilidade. O chumbo pode atingir o feto