Lixo Recilagem
O que fazer com a enorme quantidade de lixo produzido pelas sociedades atuais? Esse é um dos maiores problemas ambientais deste final de século.
No Brasil, o desenvolvimento de ações e tecnologias adequadas, voltadas para a melhoria da coleta e destino final do lixo, torna-se cada vez mais urgente. Dessa forma, os locais de depósitos de lixo precisam ser controlados, a fim de causar o mínimo de impacto ao meio ambiente.
Mas será que essa questão se resume à administração e à tecnologia? E os países ricos, que dispõem de tecnologias adequadas, também não enfrentam problemas com o lixo? A raiz do problema parece estar na produção do lixo. Nunca se produziu tanto lixo como a partir do século XX.
Em diversos países, há cada vez menos espaço para a instalação de aterros. O que podemos fazer para resolver essa questão? Será que podemos contribuir para a diminuição dos problemas causados pelo lixo? A adoção de hábitos que englobem a redução no consumo, a reutilização de materiais ainda utilizáveis e a reciclagem de alguns tipos de materiais (3Rs) têm sido apontadas como uma forma viável de preservar o meio ambiente, diminuindo a quantidade de lixo gerado.
A tabela abaixo retrata o percentual de alguns materiais que são reciclados no Brasil e algumas curiosidades.
MATERIAL
O BRASIL RECICLA
CURIOSIDADES
Vidro
5% das embalagens
O Japão recicla 55,5 %.
Papel/papelão
36%
O Brasil importa apenas para reciclar.
Plástico/filme (sacolas de supermercados)
15%
Representa 3% dos lixos urbanos nas capitais.
PET (embalagens de refrigerante)
15%
O PET reciclado se transforma em fibras.
Óleo
18%
Apenas 1% do óleo consumido no mundo é reciclado.
Latas de aço
35%
O Brasil importa latas usadas para reciclagem.
Pneu
10%
O Brasil exporta pneu para reciclagem.
Embalagens Longa-Vida
Não há dados
A incineração é considerada ótimo combustível.