Lixo Radioativo
Poluição Radioativa
O que é Radiação
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que contêm energia variável e que se propaga, a uma determinada velocidade. As radiações podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem.
Em nosso organismo, a radiação provoca a formação de grande quantidade de radicais livres, moléculas instáveis que podem se combinar com outras partes de celular causando o rompimento da célula, quebra dos cromossomos ou alteração do material químico que formam os genes, desencadeando mutações.
Radioatividade
Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífica, luminosa, etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa, beta (absorção mais fácil) e raios gama (muito mais penetrantes) tratando-se de ondas eletromagnéticas.
Seus principais efeitos são: leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos, entre outros.
A poluição radioativa provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e nucleares.
A radioatividade pode ser: Natural (aquela que se manifesta nos radioisótopos que se encontram na natureza), Artificial ou induzida (aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais).
Substâncias radioativas naturais: São substâncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineratórias.
Substâncias radioativas artificiais: Substâncias que não são radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partículas são provocadas.
A fonte de poluição radioativa predominante é a natural, pois a poluição natural da Terra é muito grande, decorrente do decaimento radioativo do urânio, do tório e outros