Lixo nas escolas
Conscientização do lixo escolar
O papel da escola não se reduz simplesmente a incentivar a coleta seletiva do lixo, em seu território ou em locais públicos, para que seja reciclado posteriormente. Os valores consumistas da população tornam a sociedade uma produtora cada vez maior de lixo. A necessidade que existe é, na verdade, de mudanças de valores.
TRAVASSOS (2006: 18)
Nova Crixás – GO
2011
JUSTIFICATIVA Muito se discute o quanto é importante conscientizar os alunos e principalmente incluir os familiares em hábitos e atitudes de preservação do ambiente que se vive/relaciona, como armazenamento e reaproveitamento corretos do lixo, pois a escola é um ambiente que contribui para a reflexão e transformação de conceitos previamente existentes nos indivíduos. Percebe-se por meio disso, que realização de projetos com a participação da comunidade escolar e de familiares dos educando, intensifica e concretiza práticas de participação e mudança da realidade na escola, estendendo-se desde a própria consciência até a família, a rua e bairro. Para isto, o papel principal de conscientizar o aluno que o lixo produzido pode ser transformado, é da escola. Daí, a importância dos hábitos e ações serem revistos para que beneficiem o saber, trazendo assim para o educando o aproveitamento de todos os recursos naturais e industrializados de forma adequada. Portanto, nota-se que o ambiente escolar torna o individuo pleno para exercer atitudes que colaborem tanto para o seu convívio individual quanto coletivo, contribui e alertar os alunos sobre a preservação, sensibilizando e valorizando tudo aquilo que temos, e pode ser reaproveitada de uma forma consciente e divertida.
PÚBLICO ALVO
Alunos com idade entre quatro e seis anos - Educação Infantil.
OBJETIVO GERAL O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância do reaproveitamento do lixo produzido no ambiente escolar e a