lIXO GERA LUCRO, LUCRO GERA LIXO
Curso Técnico em Meio Ambiente
Lixo gera lucro ou lucro gera lixo?
Campinas, Junho de 2012
Débora de Almeida
Karen Pio
Tamires Theodoro
Lixo gera lucro ou lucro gera lixo?
TCC apresentado como exigência para obtenção do Título de Técnico em Meio Ambiente à Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado – ETECAP, na área de Meio Ambiente sob a orientação da professora Erica G. B. F. Bortolotti.
Campinas, Junho de 2012
Termo de Aprovação
Débora de Almeida
Karen Pio
Tamires Theodoro
Lixo gera lucro ou lucro gera lixo?
TCC definido e aprovado em Junho de 2012 pela seguinte banca examinadora:
Erica G. B. F. Bortolotti – Orientador
Examinador
Examinador
Campinas, Junho de 2012
1. Introdução
Lixo. Consumismo. Busca incansável por mais geração de lucro. Meio Ambiente.
Até que ponto essas palavras estão ligadas? Até que ponto uma pode interferir tanto na outra, chegando a destruir? Quais são as respostas possíveis para a pergunta título do projeto: Luxo gera lucro ou lucro gera lixo? O consumismo, hoje em dia, é exagerado. Nada mais dura como antes, sempre há algo novo e mais moderno e a pressão para adquirir. Tudo se pensando no lucro, no dinheiro e em como essas relações podem ser benéficas financeiramente. Maior consumo, maior geração de lixo. Toneladas e toneladas de lixo, sem um destino certo ou correto. E o Meio Ambiente? O Meio Ambiente sofrendo todas essas alterações, ainda agüentando, mas até quando? É preciso fazer alguma coisa.
Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em