Lixo Extraordin Rio
No caso do filme, Vik Muniz deu maior sentido à vida dos catadores de lixo do Jardim Gramacho. Ele trabalhou fundamentalmente com a linguagem, representações e relações grupais. A partir desse trabalho com os catadores, mostra como uma pessoa pode se reinventar ou se auto reciclar, pois, nas palavras de Vik Muniz, o documentário fala de “reciclagem humana”. Ele diz: “Precisava dessa prova de que a arte tem o poder de transformação”.
Freitas (1998) “o pesquisador deve inserir-se na comunidade, entendê-la como se o mesmo a partir do momento fosse efetivamente fazer parte dela, para assim poder construir um objeto de estudo”.
[...] primeiro aprender a prestar atenção a nossa própria cotidianidade, reconhecendo que é nela que são produzidos e negociados sentidos e, segundo, de aprender a fazer isso como parte ordinária do próprio cotidiano, não como um pesquisador participante e muito menos como um observador distante, mas simplesmente como parte (SPINK, 2008, p. 72).
A motivação para o trabalho proposto proporcionou a conscientização de todos, visto que essa motivação é diretamente relacionada com a formação da individualidade crítica, da consciência de si e de uma nova realidade social que é esperada que o sujeito alcance em seu