lixo espacial
Introdução Lixo espacial é qualquer objeto lançados no espaço orbital da Terra que não tenha mais utilidades, tais como satélites desativados, fragmentos de satélites ou de foguetes, e até mesmo instrumentos e ferramentas perdidos por astronautas durante missões espaciais. O lixo espacial representa mais perigos para satélites ativos e naves espaciais tripuladas no espaço do que propriamente aos habitantes da Terra, pois, ao entrar em contato com a atmosfera, grande parte dos destroços é queimado e destruído. Os que consegue atravessar essa barreira geralmente caem nos oceanos, já que estes representam 75% do volume do planeta. A tecnologia ainda não conseguiu produzir um equipamento capaz de recolher o lixo espacial.
O Projeto
O que é detrito espacial?
A população mundial começou a se preocupar com o lixo produzido no planeta apenas há 50 anos, mal sabiam eles que na atividade espacial também eram produzidos dejetos.
Esses dejetos são objetos criados pelos humanos e que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas que não desempenham mais nenhuma função útil, como, por exemplo, as diversas partes e dejetos de naves espaciais deixados para trás quando do seu lançamento.
Qual foi o primeiro satélite artificial lançado no espaço? Quem o lançou?
O primeiro satélite artificial foi lançado no espaço pela União Soviética em 4 de outubro de 1957, na Unidade de teste de foguetes conhecido como Cosmódromo de Baikonur. O programa que o lançou chamou-se Sputnik I.
O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio, que podia ser sintonizado por qualquer radio amador nas frequências entre 20 e 40 MHz. O satélite orbitou a Terra, até 6 meses antes de cair quando suas baterias do transmissor esgotaram sua energia.
Ele ajudou a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre através das mudanças de orbita. O satélite era