Lixo Eletrônico
Lixo eletrônico
Técnico em Mecatrônica
ETEC
2014
Lixo eletrônico
Resíduo computacional também conhecido como Resíduo eletrônico ou lixo eletrônico, conhecidos pelo acrônimo de REEE (Resíduo de Equipamentos Eletrônicos) é o termo utilizado para qualificar equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos . A definição inclui computadores, televisores, telemóveis/celulares, entre outros dispositivos.
Os REEE se descartam de forma inadequada, constituem-se em um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos como os BFRs (Brominated Flame Retardants) que significa Retardadores de chama bromados, bromados seria o tipo de tratamento químico para esse fim. Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático; se queimados, os BFRs liberam toxinas perigosas. Portanto, a manipulação e processamento dos REEE, de forma incorreta e desprotegida, contaminam os seres humanos que executam estas tarefas e o meio ambiente à sua volta.
Maior parte do lixo eletrônico produzido no mundo é descartado em países pobres
Teclados quebrados, baterias velhas e outros equipamentos eletrônicos são descartados no lixo comum pela maioria dos brasileiros. Esse lixo eletrônico quando descartado incorretamente causa um grande impacto ambiental, além contaminar a população já que esses aparelhos possuem substâncias tóxicas como o chumbo, mercúrio e níquel.
Esse comportamento dos brasileiros também é repetido no restante do mundo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho ,OIT, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas por ano no mundo, o problema é que a maioria desses materiais é enviado para países em desenvolvimento como a China, Índia, Gana e Nigéria.
Esses países que recebem 80% do lixo eletrônico mundial não tem estrutura suficiente para o