Lixo eletrônico
LIXO ELETRÔNICO, EM BUSCA DE UMA INFORMÁTICA
SUSTENTÁVEL
Eduardo Henrique D´ARRUIZ1
Pedro Fernando CATANEO2
RESUMO: Nesta pesquisa apresentam-se problemas relacionados ao descarte indevido no meio ambiente de equipamentos de informática, os chamados e-lixo, e também os desperdícios gerados pelos procedimentos de descarte incorretos. Como a produção de eletrônicos, em particular a de computadores, encontra-se em franca atividade, o descarte planejado e bem executado permite uma melhor utilização dos recursos descartados, dando base para a informática sustentável, por evitar problemas de poluição gerados pelo e-lixo.
Palavras-chave: Descarte de material eletrônico; Meio ambiente; Sustentabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Fala-se muito sobre a ideologia de um planeta altamente sustentável, mas pouco se faz em relação ao lixo gerado pelo avanço da tecnologia. Muitos são os problemas gerados pelo descarte inadequado de equipamentos eletrônicos, desde a poluição de rios e do meio ambiente como um todo, até problemas relacionados a males que esses componentes podem trazer à saúde da população.
Não se pode deixar de citar, ainda, o desperdício enorme de materiais nobres contidos em placas e componentes que são simplesmente jogados fora, mesmo considerando-se que alguns são não renováveis a curto e médio prazos pela natureza. Esta pesquisa tem por propósito discutir soluções ou mesmo a amenização de um dos mais importantes problemas gerados pelo ser humano, o elixo. São apresentando os conceitos do e-lixo, os problemas por ele causados ao
1
Discente do 4º ano do curso de Administração da Faculdade Iteana de Botucatu.
Docente dos cursos de Administração e Direito da Faculdade Iteana de Botucatu. Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. pedcataneo@gmail.com. Orientador do trabalho.
2
meio ambiente e à sustentabilidade,